quarta-feira, 23 de março de 2011

A Dança Na Bíblia

A Dança na Bíblia
A Bíblia nos traz experiências gloriosas de explosão de alegria em forma de danças. Nos mostra que homens e mulheres de Deus se manifestaram através da Dança e que ocasiões em especiais a dança estava presente, para engrandecer o nome do Senhor.


Citamos por exemplo, um personagem da Bíblia que louvou a Deus através de suas danças:

DAVI


Quando Davi foi ungido por Samuel (I Samuel 16:13), o Espírito do Senhor se apossou dele e desde aquele dia foi cheio do Espírito.


Em II Samuel 6:12-16, Davi extravasa toda sua alegria dançando diante do Senhor por estar transportando a Arca para Jerusalém, que representava a presença de Deus no meio deles.

"Então disseram a Davi: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo o que tem, por causa da arca de Deus. Assim foi Davi, com alegria. Quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos ele sacrificava bois e carneiros cevados. Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, e estava Davi cingido de uma estola sacerdotal de linho. Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas.Quando a arca do Senhor entrava na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela. E vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração".

Vemos aqui o exemplo de um homem segundo o coração de Deus, cheio do poder e do Espírito, expressando toda sua alegria dançando na presença do Senhor.

Davi foi um homem cheio do Espírito de Deus. Ao levar a arca do Senhor para Jerusalém, ele saltava com todas as suas forças, bailava e dançava diante do Senhor porque a entrada da arca em sua cidade significava para ele e seu povo, a presença de Deus.

Nós temos motivos de sobra para louvar a Deus com danças, instrumentos, cânticos e ações de graças como fazia Davi. O Senhor nos alegrou com a alegria da salvação, com a vitória na cruz derrotando principados, potestades e dominadores do mal que eram contra nós, com o perdão dos nossos pecados que caem no seu esquecimento e ele não se lembra mais, são motivos grandiosos que devemos sempre lembrar com explosão de alegria.

Exemplo da falta de direção espiritual através da dança:

FILHA DE HERODES.


“Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou tanto a Herodes, que este lhe prometeu, com juramentos, dar-lhe tudo o que pedisse: Então ela instruída por sua mãe, disse: Dá-me aqui num prato a cabeça de João Batista. O rei se entristeceu, mas, por causa do juramento e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que lhe dessem”.
Mateus 14:6-9

No texto anterior vê-se o poder da expressão corporal, ou da dança, que é caracterizada por balancear situações à vida, ou ao contrário, à morte.


A filha de Herodes era uma dançarina que não andava do centro da vontade do Senhor, ela tinha um dom de dançar e vimos que ela cativou o coração do rei mas infelizmente por não ter uma constituição em sua vida deixou ser levada por uma opinião de sua mãe e fez com que a voz profética de João batista acabasse .


E assim que o inimigo quer acabar com o mover apostólicos fazendo que os dançarinos não tenha uma constituição espiritual para que o poder de Deus não seja exaltado e que não tenham uma direção espiritual verdadeira através da palavra do Senhor.


A dança pode tanto ser utilizada debaixo de uma direção de Deus ou ser manipulado por Satanás para trazer destruição.

DANÇA DO POVO DE ISRAEL (aguardando a volta de Moisés)


Houve uma dança que não alegrou o coração do Senhor porque não foi dirigida a Ele, e sim , para deuses estranhos.


Qualquer coisa que fizermos sem a intenção de adorarmos a Deus será reprovado por Ele.
Êxodo 32:19


No livro de Êxodo 32:19, lemos que o povo conduzido por Moisés fez um Deus de ouro e o adorou e ofereceu holocaustos e se alegrou com bebedices e danças diante da nova criação.

A dança que alegra o coração de Deus é fruto do amor e da alegria de um ser que o ama, o adora e entrega diariamente a sua vida como oferta viva e agradável a Ele e faz disso uma grande festa.

Nos dias de hoje temos muitos conceitos sobre dança, sendo em sua maioria o de que ela induz a expressões canais, assim como foi realizado em Êxodo 32. o que não é verdade quando há uma atitude pura, feita no espírito diante do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário