quinta-feira, 28 de abril de 2011

Anjo da guarda existe?

"Anjo da guarda existe mesmo ou é misticísmo? O que a Bíblia escreve a respeito deste assunto?"

II Cor. 11.4 - "Porque se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!"

Algumas religiões estão fundamentadas sob doutrinas que segundo seus fundadores foram dadas por anjos através de visões, assim como os mórmons em que o anjo Moroni trouxe para Joseph Smith outro evangelho que não abraçastes e ainda o Rev. Moon, Coreano, desviado da igreja Presbiteriana diz ter recebido uma visão de um anjo que lhe deu o evangelho complementar e assim fundou uma nova religião.

Está escrito: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos seja anátema." (expulso, reprovado) (Gal.1.8,9).

Segundo Col.2.18 - "Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal,". Hoje em dia até culto a anjos temos visto através da imprensa e literaturas que tem encharcado as livrarias e atingindo o topo em vendas.

O homem sempre foi um ser que precisou acreditar em algo, porém as Sagradas Escrituras relata que Deus nos criou, nos fez e sim nos formou para o louvor da Sua Glória.

Está escrito em II Cor.11.14 "E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz." Com isso o povo tem idolatrado a anjos e outros dizem que este negócio de anjo da guarda é do diabo. Nada é do diabo, pois também está escrito que ele veio para roubar, matar e destruir.

Mas para mostrar e deixar bem claro que anjo da guarda existe mesmo, vamos ver algumas passagens bíblicas sobre o assunto.

Anjo é um ser espiritual que exerce o ofício de mensageiro entre Deus e os homens. Israel enquanto abençoava seus filhos, fez uma declaração em Gn.48.16, onde ele disse: "o anjo que me tem livrado de todo mal,... ." Isto significa que tratava-se de um anjo da guarda. Mas você pode dizer, isto é dedutivo, então vejamos outras passagens que evidenciam a existência deste ser.

Em Êxodo 14.19 está escrito que o anjo que guardava o povo de Israel ia atrás deles guardando sua retaguarda do ataque de Faraó. Em Êx.23. 20 "Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado." Ainda em Salmos 34.7 - "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra."

Poderíamos aqui citar uma série de anjos que guardam e livram o povo de Deus da destruição, do pecado e da morte.

Há uma categorização hierárquica entre os anjos do Senhor: Serafins (Is.6.2,6), Querubins (Gn.3.24; 25.18), Arcanjos (I Tess.4.16; Jd.1.9) e Anjos (No Antigo Testamento há 111 ocorrências, No NT 178 ocorrências), cada qual com sua especificidade.

O objetivo deste Boletim não é exaltar a anjo da guarda, também conhecido como anjo custódio nenhum. No entanto, não podemos ignorar sua existência e o objetivo aqui é tirar da ignorância de alguns que não tem entendimento nenhum a cerca deste assunto e simplesmente preferem não saber nada a respeito, quando na verdade devemos buscar crescer na graça e também no conhecimento (II Pe.3. 18 - "antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.")

Nenhum comentário:

Postar um comentário